Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cadê o diesel? Postos de Pará de Minas estão com dificuldade para repor o estoque

Highslide JS

Postos de Pará de Minas estão tendo dificuldades com a baixa oferta do óleo diesel no mercado. Segundo apuração do Jornal da Manhã, tem estabelecimentos que estão ficando até dois dias sem o combustível.

A situação afeta tanto os postos bandeirados como os que não têm contrato de exclusividade com as distribuidoras, que são os chamados postos sem bandeira, que têm liberdade para comprar com diferentes fornecedores. 

De acordo com informações repassadas ao JM pelos donos dos postos, há uma restrição na venda do diesel. Isso quer dizer que, ao solicitar um pedido de 10 mil litros, por exemplo, eles recebem apenas 5 mil litros, às vezes até menos.

Um estabelecimento da bandeira Shell disse que passou o fim de semana sem diesel nas bombas e a reposição foi feita apenas ontem, mas com grande possibilidade de o estoque acabar. Outro posto, vinculado à Ipiranga, não tem registrado falta, mas está trabalhando com o reservatório quase que no limite por causa da restrição.

Nós também conversamos com um posto ligado à Petrobras, que admitiu a falta do diesel em alguns dias pela dificuldade de reposição total do estoque. Nos postos sem bandeira a situação é a mesma. Nilton Ferreira de Oliveira Junior, o Miltinho do Postin, classificou o momento como crítico.

O desequilíbrio na oferta do diesel foi alertado no início do mês pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Minaspetro), devido à defasagem do preço interno em comparação ao mercado internacional.

Confirmando a fala do dono do Postin, o Minaspetro alegou que os distribuidores cortariam os pedidos de importação do combustível, porque o preço fora do Brasil estava mais alto que o mercado interno, após o fim da política PPI. 

Com a demanda mais alta do que a oferta, naturalmente o risco de um desequilíbrio no mercado era grande. Nem mesmo o reajuste da Petrobras de R$ 0,78 por litro amenizou o problema.  A preocupação de especialistas é com o efeito cascata que essa restrição pode gerar na economia, já que a situação pode afetar diretamente o setor de transportes no Brasil.

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis