Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Ensino integral vai mudar a vida das famílias nas comunidades rurais

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Educação confirmou o preenchimento de todas as vagas destinadas para o ensino em tempo integral nas escolas dos distritos rurais de Pará de Minas. Antecipada pelo Jornal da Manhã ainda no ano passado, esta será a grande novidade da rede municipal de ensino neste ano. 

Ao todo, 192 crianças e adolescentes participarão das atividades em tempo integral em cinco escolas: Vicente de Paula Souza (Matinha), Vereador Bosco Mendonça (Bom Jesus do Pará), Conceição Maria Moreira (Limas), Marechal Deodoro (Meireles) e CMEI Professora Adelan Maria de Oliveira (Torneiros).

No ensino em tempo integral, os alunos ficarão dois turnos na escola e participarão de diversas atividades voltadas para o desenvolvimento intelectual, social, cultural e físico. Haverá, ainda, a oferta de lanche e até banho.

A secretária de Educação, Marluce Pinto Coelho, diz que toda a equipe está animada com a novidade. Segundo ela, além dos benefícios para os estudantes, o ensino integral também ajudará os pais ou responsáveis que trabalham ao longo do dia e, por vezes, não têm com quem deixar os filhos. 

Sobre a chegada desta modalidade de ensino às escolas da área urbana, a secretária destacou que o projeto está sendo estudado e pode ser levado ao bairro Padre Libério. 

De acordo com a Secretaria de Educação, os alunos interessados que não conseguiram aderir a nova modalidade a tempo, foram inscritos em um cadastro de reserva e poderão ser contemplados ao longo do ano caso haja desistências.

A permanência dos estudantes, inclusive, é um dos desafios do projeto. Pelo menos na rede estadual, o ensino em tempo integral foi marcado pela não retenção de boa parte do público em 2023. Isso se deu pela necessidade ou vontade de muitos estudantes de trabalhar no período em que não estão na escola, especialmente para ajudar a família no orçamento da casa. 

A portaria que regulamenta o ensino em tempo integral em Pará de Minas prevê que a oferta de vagas pode aumentar, de um ano para o outro, no mínimo, 10% do total de alunos contemplados no ano anterior. Ou seja, para 2025, a rede municipal poderá ofertar mais de 210 vagas.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis