Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Populares usam lanterna de celular para iluminar rua em Pará de Minas

Highslide JS

A contratação da nova empresa responsável pela manutenção do sistema de iluminação pública de Pará de Minas está se arrastando mais que o esperado pelo Município e acumulando muitas reclamações de lâmpadas queimadas em diferentes regiões da cidade.

Segundo informações obtidas pelo Jornal da Manhã junto à prefeitura, quatro empresas participantes da licitação, que foi lançada ainda no ano passado, foram desclassificadas por terem apresentado preços abaixo dos praticados no mercado e por não terem comprovado condições de executar o contrato pelos valores propostos.

No momento, a documentação apresentada pela quinta empresa classificada no processo licitatório está sendo conferida, mas não há prazos sobre quando a nova prestadora de serviços será definida e iniciará os trabalhos. Enquanto isso, os paraminenses protestam por causa das lâmpadas queimadas. Uma das situações que mais chamam atenção é na rua Vicente Porfírio de Oliveira, na Vila Maria. 

De 15 postes, 6 estão com luminárias queimadas. Segundo relatos feitos ao Jornal da Manhã, alguns fiéis que vão às celebrações na capela de Frei Galvão, estão utilizando a lanterna do celular para passar pela rua devido a escuridão. Um morador, que preferiu não ter o nome divulgado publicamente, disse que as irregularidades ocorrem desde o último mês de setembro. 

Segundo dados da Ouvidoria da prefeitura, de outubro do ano passado – mês em que a cidade ficou sem uma empresa para dar manutenção na iluminação pública – até o último dia 8 de janeiro, foram registradas 1.293 reclamações de lâmpadas queimadas.

Desse total, 321 solicitações foram atendidas, o que corresponde a quase 25%. Esses pedidos foram resolvidos com a troca pelas lâmpadas de Led, cujo processo de instalação segue em algumas regiões da cidade.

O ouvidor Municipal, Miguel Marinho, disse que a prefeitura espera definir a nova empresa o mais breve possível, enquanto dá celeridade à troca das luminárias pela nova tecnologia.

Os problemas na iluminação pública não começaram somente após o fim do contrato da antiga empresa de manutenção com a prefeitura. 
Em 2023, por exemplo, as reclamações com lâmpadas queimadas foram as mais feitas na ouvidoria, respondendo por 45% do total de registros. Foram 8.234 manifestações, sendo 7.325 resolvidas.

A prefeitura pede para que a população continua registrando as queixas na Ouvidoria, seja pelo aplicativo Pará de Minas, disponível para aparelhos com sistemas iOS e Android, ou pelo WhatsApp, no número 37/ 9b9979-5428.

Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas e Ilustrativa Reprodução Google Maps







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis