Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Levantamento epidemiológico confirma que o índice de cães doentes na cidade ainda é muito alto

Highslide JS

Continua em andamento a realização do Levantamento Epidemiológico de Leishmaniose nos cães domiciliados em Pará de Minas.

Trata-se de um trabalho semelhante ao LIRAa, porém, com foco na classificação do município quanto ao risco da doença tanto para a saúde do animal quanto para a saúde humana.

O estudo é realizado pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que já visitou nove bairros, testando 150 animais. Quem está acompanhando este trabalho é o médico veterinário Oscar Leitão.

Ele explica como tem funcionado o levantamento. 

Quanto ao resultado dos primeiros bairros visitados, Oscar avalia com preocupação, já que o número de cães doentes na cidade ainda é alto. 

Até o momento já foram visitados os bairros São Pedro, União, JK, São Vicente, Senador Valadares, Ipês, Jardim das Oliveiras, Grão Pará e Vila Lara. Mas o veterinário lembra que ainda há muito trabalho pela frente, já que o número de cães domiciliados em Pará de Minas é estimado em 26 mil. Sem falar nos animais de rua que, de acordo com o veterinário, também deverão ser testados, tão logo ao sistema de canis do CCZ esteja devidamente reorganizado. 

A expectativa é que o Levantamento Epidemiológico de Leishmaniose seja concluído antes do final de 2023, apresentando o índice total da cidade, com números separados por bairros e classificação de risco. Com estes resultados, será possível direcionar melhor as campanhas educativas e de prevenção contra a leishmaniose em Pará de Minas. 

Foto: Germano Santos /Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis