Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Especialistas orientam consumidores a proteger o celular através da Cbloc

Highslide JS

Diante do aumento de furtos de celulares em Minas Gerais, problema que também é verificado em Pará de Minas, especialistas e órgãos da segurança pública orientam a população a utilizar a Central de Bloqueio de Celulares (Cbloc).

A ferramenta, disponibilizada gratuitamente em Minas pela Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), funciona de forma on-line e possibilita a inutilização do aparelho roubado ou furtado de maneira imediata, diminuindo seu valor de mercado. 

Mas a recomendação vai além da redução do valor do aparelho. Segundo o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, o cidadão que requerer o bloqueio protegerá seus dados pessoais, diminuindo a chance de acesso a informações importantes como conversas em aplicativos de mensagens, fotos ou caminhos diários salvos em aplicativos de GPS. 

Segundo Bernardo Naves, mais de 38 mil celulares roubados ou furtados que poderiam se tornar moeda de troca no mundo do crime foram bloqueados e inutilizados no estado nos últimos cinco anos. 

A Central de Bloqueio está disponível no site cbloc.seguranca.mg.gov.br. O cidadão também pode solicitar o serviço pelo telefone 0800 283 0190. Não é necessário informar o IMEI do aparelho, que é um código internacional de identificação do telefone. 

A divulgação da ferramenta é uma das ações da Sejusp para diminuir as estatísticas de roubo e furto de celulares no estado. Em Pará de Minas, por exemplo, com relação ao furto, que é a subtração do objeto de outra pessoa sem uso da violência, foram 122 ocorrências registradas em 2022, aumento de 37% na comparação com 2021.

Já o roubo de celulares, que ocorre com ameaça e violência, foram notificados 48 casos em 2022, aumento de 54% frente ao mesmo período do ano anterior. 

Crédito: Tiago Ciccarini/Sejusp
Arte: Rafael Novaes/Sejusp




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis