Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Força-tarefa de salvamento da Coopará consegue negociação espetacular

Highslide JS

Os pequenos produtores de leite, filiados à Coopará, acabam de receber a melhor notícia do ano. O endividamento da cooperativa caiu sensivelmente com uma negociação estratégica, conduzida por dois apoiadores da Coopará.

Tarcizo Melo Mendes e Milton Guimarães, que são diretores da Coopergranel, se sensibilizaram com a situação e há várias semanas têm liderado uma série de ações pelo salvamento da coirmã.

Reuniões com instituições financeiras, negociações com credores e conversações com os cooperados e possíveis empresas interessadas em arrendar o laticínio, aconteceram à exaustão.

Segundo Milton Guimarães, a diretoria recebeu todo apoio que precisava para sair da pior fase e a boa notícia já pode ser divulgada. A maior dívida da Coopará, com um agente financeiro, foi reduzida em 90%.

Ela era muito alta, constituída principalmente de juros exorbitantes. E os 10% que vão quitar totalmente a dívida com o banco, já apareceram. A Coopergranel adquiriu três lotes da Coopará e vai pagar à vista. O dinheiro vai zerar o débito.

Milton Guimarães preferiu não citar o nome do banco e nem o montante total da dívida. Ele justificou a decisão afirmando que não seria ético, uma vez que é apenas voluntário da operação salvamento.

A Coopará tem outras dívidas, inclusive trabalhistas, mas elas são bem menores, portanto, renasceu a esperança dela continuar no mercado. A partir de agora, Milton e Tarcizo vão se mobilizar pela criação de uma comissão que vai conduzir as próximas negociações.

A Coopergranel, que também atua na captação de leite, nasceu dentro da Coopará há mais de vinte anos. Ela é fruto de um grupo de produtores rurais que, na época, estava muito insatisfeito com as decisões da diretoria e por isso decidiu tomar novos rumos.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis