Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Vacinação anti-covid foca hoje o público que tomou a primeira dose da Coronavac

Highslide JS

Além da aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus em trabalhadores da saúde com registro em conselho de classe, hoje as equipes da Secretaria de Saúde também estarão empenhadas no reforço em pessoas que tomaram a Coronavac.

O público a ser imunizado com a D2 é de pessoas com comorbidades, idosos com mais de 60 anos e profissionais que trabalham em locais credenciados junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

A vacinação desse grupo acontecerá no AME até as 14h. As pessoas com comorbidades também terão a disposição a UBS Nossa Senhora da Piedade, antiga policlínica, até o meio dia.

A enfermeira Ana Clara Meytre, faz um apelo para que as pessoas não deixem de comparecer aos locais de vacinação, pois toda a remessa de Coronavac será utilizada nesta sexta-feira:

Ana Clara também pede que a população vacinada com a D1 se atente à data de retorno escrita a lápis no cartão de vacina, para não perder o reforço. As três vacinas recebidas até agora pelo município – Coronavac, Pfizer e AstraZeneca –  só têm sua eficácia ideal com a aplicação das duas doses.

De acordo com o vacinômetro da Secretaria de Saúde, até o momento Pará de Minas imunizou 24,7% da população com D1 e 9,5% com a dose de reforço. 
E a aplicação da segunda dose da Astrazeneca encerra hoje o ciclo de imunização nas comunidades rurais. A vacinação em Torneiros começou às 7h30 e vai até às 9h30.

Já em Córrego do Barro, outra equipe iniciou o processo de imunização às 8h. Em Trindade a D2 será aplicada a partir das 9h. Em Gorduras, às 10h30 e em Carioca, das 10h às 11h. Vamos agora à atualização do boletim do coronavírus em Pará de Minas: 49 pessoas testaram positivo nas últimas 24 horas. 

Os acompanhamentos domiciliares caíram para 290. Também houve redução do número de internações – agora são 36. Mais uma morte foi confirmada, elevando para 223 o total de óbitos. A vítima tinha 60 anos.

E a Prefeitura de Betim foi obrigada a suspender a vacinação de adolescentes entre 12 e 14 anos, por determinação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O juiz Taunier Lima justificou a decisão afirmando que até que se comprove a cobertura de todos os grupos prioritários e de todos os maiores de 18 anos, os adolescentes terão que esperar.

Caso a decisão não seja cumprida, o município poderá pagar uma multa de R$500,00 por dose aplicada indevidamente. A Prefeitura de Betim está recorrendo da sentença. Já na cidade de Itaúna o Ministério Público recomendou a suspensão da vacinação ao público de 50 anos ou mais sem comorbidade, cujo cadastramento já estava em andamento pela prefeitura. A imunização estava prevista para 21 de junho.

O MP recebeu diversas manifestações a respeito de problemas no cadastro para imunização. E a Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto que estabelece prioridade para mais grupos dentro do plano de vacinação contra a covid-19. As categorias incluídas foram os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), das entidades e organizações de assistência social e dos conselheiros tutelares que prestam atendimento ao público.

Também entraram na lista dos prioritários coveiros, atendentes e agentes funerários, profissionais que trabalham em farmácias, oficiais de Justiça, empregados domésticos, taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativos, bancários e entregadores de aplicativos.

Fotos: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis