Finalmente o movimento de conscientização sobre a importância da vacina contra a gripe começa a dar resultados em Pará de Minas. Depois de várias semanas com insistentes apelos à população, a Secretaria Municipal de Saúde acaba de confirmar uma boa notícia.
Aos poucos, as pessoas vão vencendo a resistência e derrubando mitos, com isso o movimento nas unidades de saúde tem crescido bastante. A informação vem da secretária Ana Clara Meytre, que está monitorando com frequência as vacinações nas UBS’s.
Os relatórios também mostram a importância da divulgação das campanhas pelos veículos de comunicação da cidade. A secretária, inclusive, fez um agradecimento ao Jornal da Manhã, dizendo que a informação de credibilidade tem chegado a um número muito grande de pessoas.
Nesse período, a atenção da saúde pública está mais voltada para a imunização contra a influenza. Os dias frios e muito secos já mostraram a cara nos consultórios médicos:
Agora, de lamentar mesmo é o fato de apenas 18,4% das gestantes terem procurado as unidades de saúde para se vacinar contra a gripe. Já com relação à vacina contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, famosa pelo Zé Gotinha, o público esperado são crianças de 1 a 4 anos de idade.
Dados do Governo de Minas Gerais mostram que apenas 12% do público alvo foram imunizados, sendo que a meta esperada é de 95%. Devido à baixa procura a campanha foi prorrogada até o dia 30 de Junho.
A secretária Ana Clara reforça a informação de que a poliomielite é uma doença altamente infecciosa, transmitida de pessoa para pessoa, principalmente por meio da via fecal-oral e causada por um vírus que invade o sistema nervoso, multiplicando-se no intestino e podendo causar paralisia total em questão de horas.
A vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) em Pará de Minas e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de 7h30 as 15h30.