Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pará de Minas ultrapassa os três mil casos de dengue neste ano: faltou colaboração da população

Highslide JS

Pará de Minas ultrapassou os três mil casos de dengue em 2020. A informação acaba de ser confirmada ao JM pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, que atualiza diariamente as notificações do Município.

Até o fechamento da edição desta reportagem, eram 3054 casos prováveis, considerando os suspeitos e confirmados. Só para se ter uma ideia da gravidade da situação, no ano passado, Pará de Minas iniciou o mês de dezembro com pouco mais de 2.600 casos. 

Segundo a enfermeira Referência Técnica da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Liguori, a cidade está em plena fase epidêmica com alta taxa de transmissão. 

A expectativa das autoridades de saúde é que, a partir de agora, com a chegada do frio, o índice de casos comece a diminuir, como ocorre todos os anos. No entanto, a enfermeira alerta que não adianta condicionar apenas o fator tempo como prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

Mesmo com um alto índice de dengue, 2020 não é um ponto fora da curva em Pará de Minas. Nos últimos anos, a cidade também enfrentou surtos e epidemias da doença, com milhares de vítimas. 
Questionada sobre o por quê a população sofre todos os anos com o pequeno vetor, Liguori foi enfática na reposta. 

A epidemia de dengue em Pará de Minas acontece simultaneamente com a pandemia do novo coronavírus. Ainda assim a Secretaria de Saúde não tem deixado as doenças transmitidas pelo o mosquito Aedes aegypti de lado. 

O trabalho de vigilância nos bairros continua e, neste sentido, é importante, também, a ajuda da população no que se refere à denúncia de lotes vagos e sujos e de locais que possam estar abrigando objetos que acumulam água. Elas podem ser feitas para o Departamento de Combate a Endemias, no telefone 3231-7755.






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis