Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

IMA reforça a mobilização da campanha contra a febre aftosa

Highslide JS

Pecuaristas mineiros têm até o próximo dia 27 de dezembro para declarar a vacinação contra a febre aftosa de seus rebanhos. O prazo para aplicar a vacina terminou no último sábado, mas os produtores também são obrigados a comprovar o procedimento ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A declaração pode ser realizada de diversas formas. Por meio do Portal do Produtor, no site ima.mg.gov.br, através do e-mail do escritório do IMA (parademinas@ima.mg.gov.br), nos postos de atendimento e conveniados ou, ainda, presencialmente, no escritório do instituto, localizado nas dependências do Parque de Exposições.

O produtor que não fizer a declaração até o dia 27 pode ser multado em R$ 23,85 por animal. Já aqueles que não vacinaram o rebanho dentro do prazo, ou seja, até o último sábado, poderão ser penalizados em R$ 119,26 por animal não imunizado. 

A estimativa do IMA é a de que quase 26 milhões de animais tenham sido vacinados em todo o território mineiro. Já no escritório em Pará de Minas, que abrange também as cidades de Pequi, Florestal, São José da Varginha e Igaratinga, a previsão era vacinar cerca de 134 mil animais, sendo 130 mil bovinos e aproximadamente 4 mil bubalinos.

Importante lembrar que esta é a última etapa da vacinação contra aftosa em Minas. Há alguns anos, após reunião técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), confirmou-se a suspensão gradativa da vacinação em alguns estados, entre eles Minas Gerais. 

Desta forma, a partir do ano que vem não haverá imunização contra a febre aftosa no estado, assim como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Espírito Santo.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis