Pará de Minas foi palco novamente do crescimento do esporte especializado e sediou, no fim de semana, uma das etapas do Festival Cultural Esportivo 2025 do Abadá Capoeira.
O evento aconteceu no estacionamento do antigo Terminal Rodoviário, no centro da cidade, e movimentou o espaço durante todo o dia, recebendo mais de 500 capoeiristas, vindos de várias partes do país.
Os atletas vieram do Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Norte, além de 15 cidades mineiras. Eles foram bem recebidos na cidade e manifestaram satisfação também pela importante troca de experiências.
O Jornal da Manhã conversou com Nélio Roberto, conhecido como Instrutor Pagodeiro, que foi um dos organizadores do festival. Ele falou conosco sobre a importância do evento, que também é um marco no desenvolvimento de vários jovens capoeiristas da cidade.
Já o paulista Leonardo Brancão, ficou impressionado com a estrutura e destacou o papel do intercâmbio cultural.
Vale lembrar que o grupo Abadá Capoeira é uma escola de capoeira reconhecida pelo MEC e já está presente em mais de 70 países, promovendo a visibilidade e o ensino desta arte, que é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, tanto no Brasil como em nível mundial.