Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mais golpes na praça: consumidores devem ficar atentos para não perder dinheiro

Highslide JS

Cidadãos paraminenses devem ficar atentos ao receber ligações informando sobre débitos em aberto em outros municípios. Se realmente você não estiver inadimplente, tome cuidado, pois pode se tratar de um golpe. 

Registros dessa prática estão sendo notificados em diferentes cidades mineiras. O golpe é bem articulado e aplicado por criminosos treinados para não deixar margem para a desconfiança, até conseguirem o objetivo que é roubar dados ou dinheiro da vítima.

Nele, os estelionatários se passam por atendentes de banco e questionam a vítima sobre uma suposta compra realizada em outra cidade. Diante da eminente negativa da pessoa, eles passam um número de protocolo.

Depois, outro criminoso volta a ligar para a vítima se passando por representante de um banco que tinha conhecimento de seus dados, induzindo a vítima a acreditar que realmente estaria inadimplente com alguma conta. 

Diante dessa confiança, os estelionatários finalizam o golpe, pedindo a pessoa para digitar a senha pelo telefone e para que ela os deixem entrar pelo celular no aplicativo bancário, alegando que irão fazer um boletim de ocorrência com a Polícia Civil. Na verdade, estão roubando dados e dinheiro.

A orientação é que o cidadão, ao receber esse telefone, se certifique junto às instituições financeiras mencionadas se realmente existe alguma pendência financeira a ser resolvida. Em nenhuma hipótese, compartilhe senhas e outras informações pessoais por telefone.

FALSO EMPREGO NO SEBRAE – Um emprego de meio período no Sebrae, oferecido com uma remuneração de até R$5 mil e divulgado nas redes sociais, está atraindo o interesse de muitas pessoas.

No entanto, ao clicar no link enviado junto à oferta de emprego, o candidato corre riscos de ter seus dados roubados como, por exemplo, senhas de acesso a vários aplicativos. A gerente da unidade jurídica do Sebrae, Fabiana Rosa, explica que a instituição está fazendo uma campanha nacional para alertar a população, pois se trata de um anúncio falso. Ninguém deve clicar o link.

Foto: Ilustrativa/pixabay.com







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis