Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Enfermeiros confirmam paralisação para amanhã: movimento reivindica pagamento do piso

Highslide JS

Após a paralisação dos profissionais da educação da rede estadual, enfermeiros de Minas Gerais confirmam movimento semelhante para amanhã.

De acordo com o sindicato da categoria (Seemg), a decisão faz parte de um movimento nacional que reivindica a efetivação do piso salarial. A mobilização está sendo coordenada pela Federação Nacional dos Enfermeiros. 

A categoria questiona a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu, em setembro do ano passado, a Lei 14.434/22, fixando o piso salarial em R$ 4.750 para enfermeiros, 70% desse valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras. 

Atualmente, segundo o Seemg, a média salarial dos enfermeiros é de cerca de R$ 3 mil. A classe cobra do governo federal a publicação de uma medida provisória que ordene o pagamento dos valores estabelecidos na lei. 

Em publicação no perfil do sindicato no Instagram, o presidente Anderson Rodrigues disse que a paralisação das atividades foi decidida em assembleia extraordinária realizada virtualmente. No encontro também ficou decidido a possibilidade de uma greve da categoria para o mês de março.
A medida provisória reivindicada pelos enfermeiros foi tema de uma reunião, no final de janeiro, entre os membros do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). 

No encontro, a pasta informou que, embora reconheça a necessidade de valorização dos trabalhadores, não havia espaço no orçamento para honrar os pagamentos e que mais ministérios deveriam entrar nas discussões. 

Para saber se haverá algum impacto no atendimento das unidades de saúde de Pará de Minas, tanto na rede privada quanto pública, o Jornal da Manhã buscou respostas junto aos entes envolvidos. 

A Unimed informou que, até o momento, não há nenhuma movimentação em relação aos seus colaboradores, portanto, o fluxo de atendimento segue sem alterações. A mesma posição foi dada pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição.

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, também afirmou que, até o momento, não há movimento de adesão à paralisação desta terça-feira e que os atendimentos não serão afetados. 

Fotos: Reprodução/Facebook e Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis