Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Aumento dos casos de tuberculose liga o sinal de alerta

Highslide JS

Considerada por muitas pessoas como erradicada, a tuberculose está presente entre a população mineira com o registro de um número elevado de casos por ano. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, entre 2012 e 2021 a média anual de notificações de novos casos em Minas Gerais foi de 3.546. Só no ano passado, cujo levantamento acabou de ser divulgado, foram 4.773 notificações, e nos três primeiros meses de 2023, Minas já contabiliza mais de 480 casos.

 A tuberculose é uma doença infecciosa, cuja transmissão ocorre por via respiratória, de pessoa para pessoa, quando uma delas está com tuberculose pulmonar ou laríngea sem tratamento. É uma enfermidade séria que pode levar a morte.

A rede pública de saúde oferece o diagnóstico e tratamento gratuitos, mas é preciso que o paciente queira se livrar da doença. Segundo Maíra Veloso, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da secretaria, o preconceito, o abandono e a falta de informações são os principais desafios para o controle da doença.

Maíra Veloso explica que o diagnóstico e o tratamento da tuberculose podem ser acessados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Basta o cidadão procurar o serviço e se comprometer na cura.

Os sintomas mais comuns da tuberculose são tosse persistente seca ou produtiva, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.Existem diferentes formas de prevenção, sendo a principal a vacinação com BCG, que está disponível no calendário de rotina para crianças em dose única, logo ao nascer. A vacina protege principalmente contra as formas graves da doença.

A outra alternativa é manter ambientes arejados, ventilados e com incidência de luz solar, o que ajuda a reduzir os riscos de transmissão.Para fortalecer o combate à tuberculose, foi lançado o Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública, com estratégias a serem executadas até 2026. Entre outras informações, o documento traz os indicadores de monitoramento, pilares, objetivos e ações para o enfrentamento à doença.

Foto: freepik.com







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis