Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mesmo com o aumento de preços, procura por viagens internacionais aumenta e aquece o setor de turismo

Highslide JS

2022 foi um ano de retomada para as agências de viagens. Com a melhora do cenário epidemiológico e o fim das restrições impostas pela pandemia de covid-19, milhares de pessoas decidiram viajar, aquecendo novamente o setor de turismo.

O que tem chamado atenção dos agentes de viagens de Pará de Minas e em outras partes do país é que, mesmo o Brasil tendo uma diversidade de pontos turísticos atrativos, é grande a procura pelos destinos internacionais. 

Na primeira metade do ano, as buscas pelas viagens ao exterior chegaram a registrar um aumento de 300% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Como já era esperado, o movimento se manteve em alta na reta final do ano, época em que as pessoas aproveitam as férias escolares e celebrações de Natal e Révellion para viajar com a família e amigos. Entre os destinos mais procurados estão Lisboa (Portugal), Miami, Orlando e Nova York (EUA). 

De acordo com Márcio Antônio Soares de Araújo, proprietário da Oriente Turismo e Viagens de Pará de Minas, o cenário ainda não é o mesmo do período pré-pandemia, mas tem deixado o setor otimista para 2023, que pode ser um ano ainda melhor para as empresas. 

Um exemplo do que o empresário falou sobre o tempo em que as pessoas ficaram sem viajar é o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE. O levantamento mostrou que houve uma queda de 80% nas viagens internacionais entre 2019 e 2021. 

Além de superar a pandemia, que ainda causa certa influência nas vendas, as agências precisam driblar outro desafio: o aumento de preços das passagens aéreas. Márcio Araújo admite o reajuste e explica os motivos para os novos valores.

Márcio Araújo espera que, em 2023, as companhias possam normalizar os preços e torná-los, conforme ele classificou, “comerciais”. Ainda sobre as previsões para o próximo ano, a Agência Brasileira de Promoção Internacional de Turismo (Embratur), estima 84 novos voos e 47 frequências adicionais para o exterior até fevereiro.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis