Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mesmo com vantagens especiais, médicos não manifestam interesse de trabalhar em Pará de Minas

Highslide JS

Em meio ao aumento da demanda por atendimentos em virtude da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde está com dificuldades de contratar médicos. Nem mesmo a proposta de pagar os plantões à vista tem atraído profissionais, exigindo um esforço ainda maior das equipes e do setor de planejamento da pasta.

Ainda não há um levantamento oficial apontando o déficit de médicos na rede pública de Pará de Minas, mas existem situações que evidenciam a falta de mão de obra. Um exemplo disso – e que aumentou o sinal de alerta da secretaria – aconteceu na noite da última segunda-feira (11), na UPA 24h. 

Em determinado momento, havia 70 pessoas na recepção esperando por atendimento, e todos os profissionais do plantão estavam trabalhando. A demanda foi tanta que os médicos que estavam de folga reforçaram a assistência na unidade.

O secretário de Saúde, Wagner Magesty, está em contato com as equipes clínicas e monitorando o mercado na tentativa de ampliar o quadro de profissionais, mas admite que essa busca é cada vez mais desafiadora.
Atualmente, segundo a secretaria, a rede pública de saúde de Pará de Minas conta com 170 médicos. Apesar do mapeamento, ainda não há previsão para a chegada de mais profissionais. Boa parte dessa demanda elevada nas unidades de saúde, especialmente na UPA, se refere aos casos de dengue. Segundo Magesty, o atendimento a um paciente com suspeita ou diagnóstico da doença é demorado e gera uma fila de espera maior.

O secretário de Saúde ainda fez uma comparação com o período de alta da covid-19, explicando que apesar do aumento de casos, na pandemia o atendimento na rede pública foi diferente. 

Ainda de acordo com dados da Secretaria de Saúde, nesses dias de alta dos casos de dengue, mesmo com o funcionamento das unidades sentinelas, a UPA chegou a registrar recordes de atendimentos por dia, com centenas de pessoas na fila. 
Vale lembrar que no local são atendidos diversos quadros, não apenas os de arboviroses. 

Fotos: ASCOM - Prefeitura Municipal de Pará de Minas e Ilustrativa Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis