Agentes de saúde vão trabalhar de hoje até o próximo sábado no levantamento de dados do LIRAa em Pará de Minas. A medição está acontecendo em caráter extraordinário, devido ao cenário preocupante diante do risco de uma nova epidemia de dengue no município.
O LIRAa vai mapear os bairros com maior infestação do mosquito Aedes aegypti. Nesse levantamento, os imóveis visitados pelos agentes são sorteados através de uma ferramenta do Ministério da Saúde.
As amostras das larvas são coletadas em ambientes com água parada e depois submetidas à análise. A Vigilância reforça o apelo para que as famílias permitam o acesso dos agentes de saúde, do contrário não será possível definir o plano de ação para se evitar o agravamento da situação.
E o Governo de Minas atualizou o boletim epidemiológico, confirmando mais duas mortes por dengue no Estado neste ano. Agora, são sete óbitos, enquanto outros 36 são investigados.
Ainda conforme o levantamento, Minas tem mais de 52 mil casos prováveis de dengue. Embora esse número seja alto, ele pode ser considerado bem menor que em 2024, quando enfrentamos uma epidemia.
Já em relação a outras arboviroses, o Estado segue com uma morte confirmada por chikungunya, enquanto investiga outro óbito. Sobre a zika, não há mortes confirmadas.
Foto Ilustrativa: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas