Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Reabertas as portas do Centro Literário 13 anos depois da mais longa reforma pública do município

Highslide JS

Pará de Minas ganhou um presente há muito tempo aguardado pela população. Depois de mais de 30 anos fechado, o Centro Literário Pedro Nestor foi oficialmente reinaugurado ontem à noite, resgatando memórias e fortalecendo a cultura do município. 

A cerimônia contou com a presença de autoridades, vários convidados e familiares dos homenageados. Entrar novamente no prédio foi um momento de emoção para quem teve a oportunidade de desfrutar os tempos de ouro do espaço.

A reabertura foi possível após uma reforma ampla no imóvel, que se arrastou por mais de 12 anos. O trabalho de recuperação começou na gestão do prefeito Zezé Porfírio.

A reforma do Centro Literário aconteceu interna e externamente, respeitando os aspectos legais, já que o prédio é um bem cultural tombado pelo município. Entre as principais intervenções estão a nova pintura e as obras de acessibilidade, caso de um elevador para acesso ao segundo piso.

A secretária Municipal de Cultura, Andreia Paulino, ficou muito feliz com o fim das obras. Visivelmente emocionada na cerimônia, ela destacou o esforço para a reinauguração do espaço diante da sua importância na história:

A secretária também informou as novas finalidades do Centro Literário:

Além da Academia de Letras e de Dança, o espaço também servirá como local para realização de eventos artísticos e culturais. 
O Centro Literário foi fundado, com sede provisória, em 20 de julho de 1902, pelo juiz da Comarca de Pará de Minas, Dr. Pedro Nestor de Salles e Silva, juntamente com um grupo de 25 amigos.

Inicialmente ele se chamava Centro Literário Paraense e somente a partir de 15 de novembro de 1925, recebeu o nome que vigora até hoje em homenagem ao seu fundador. A sede própria, localizada na rua Benedito Valadares, foi construída entre 1910 e 1912, inicialmente com apenas um pavimento. A partir de 1945, foi inaugurado o segundo piso.

O Centro Literário funcionou, ao longo do século XXI, como um local de promoção da educação, cultura, entretenimento, política e bem estar social. Além de ter sido um ponto de encontro da população, também abrigou uma grande biblioteca, cujo acervo foi integrado mais tarde ao da biblioteca pública. O prédio foi doado ao Município em 2004 com o intuito de que a Prefeitura resgatasse a história e a importância desse bem cultura aos paraminenses. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis