Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Presidente da Câmara assume o cargo com o compromisso de dar mais transparência na Casa

Highslide JS

Em cerimônia rápida, realizada ontem à tarde, a Câmara de Pará de Minas empossou sua nova mesa diretora, para o mandato de um ano. Políticos, amigos e familiares do presidente Márcio Lara compareceram.

O evento foi marcado pelo discurso do empossado e um momento de orações. Márcio Lara pediu a Deus sabedoria para administrar a Câmara e deixou claro que todas as suas ações serão discutidas previamente com os colegas.

O novo presidente também fez questão de valorizar os funcionários da casa e deixou claro que não vai fugir às responsabilidades.

Entre as prioridades de gestão, destacou o resgate da boa imagem da Câmara, começando pela boa divulgação da atuação dos vereadores:

Entre as medidas que o novo presidente pretende propor aos vereadores, está a mudança do dia e horário da reunião semanal em plenário. Atualmente, ela acontece nas segundas-feiras, às 18 horas, e a proposta dele é de transferir para as terças, a partir das 9 horas. Segundo Lara, alguns vereadores têm feito esta reivindicação.

E já a partir de hoje ele pretende fazer algumas mudanças administrativas internas e cuidar de obras estruturais que o prédio necessita. Márcio Lara tem 56 anos e está na segunda gestão como vereador. Ele nasceu em Pará de Minas e durante 10 anos viveu em Massachusetts, nos Estados Unidos, onde trabalhou como gerente de uma empresa especializada em cafés.

Na nova mesa diretora da Câmara, os vereadores Cléber Gonçalves e Léo do Depósito vão atuar como vice-presidentes. Já os vereadores Roni Barbosa e Toninho Gladstone serão os secretários administrativos.

E agora falando das posses do presidente Lula, em Brasília, e do governador Romeu Zema, em Belo Horizonte. As duas solenidades também fizeram parte da agenda política de ontem.

Na Assembleia Legislativa de Minas, Zema fez o juramento e elegeu como prioridades da segunda gestão a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, que deve propiciar o equilíbrio das contas públicas.

Também citou investimentos em infraestrutura e transportes, educação e segurança. Na saúde ele mencionou a construção de hospitais regionais. O governador também deu ênfase à formalização de um acordo com a mineradora Samarco e suas controladoras para garantir a compensação financeira por conta do rompimento de uma barragem em Mariana, em 2015.

Em Brasília, o presidente Lula recebeu a faixa presidencial de representantes do povo brasileiro, após subir a rampa do Palácio do Planalto. Em seu primeiro discurso, afirmou que fará um governo de reconstrução do país e de respeito à democracia.

E a primeira ação do novo presidente foi a assinatura da medida provisória de renovação por mais dois meses da desoneração de impostos federais que incidem sobre os combustíveis.

Pesou na avaliação do novo governo o fato de que, sem a renovação da medida, a alta no preço dos combustíveis iria impactar diretamente no índice de inflação. A estimativa é de que o litro do produto ficasse R$ 0,69 mais caro apenas com o fim da medida que estava em vigor.

No entanto, ainda é possível que haja uma elevação no preço dos combustíveis por conta da recomposição do ICMS, um imposto estadual, cujas alíquotas são definidas pelos governadores.

Esta foi a última vez que a posse do presidente da república e dos governadores aconteceu em 1º de janeiro. A partir de 2027 as cerimônias acontecerão nos dias 5 e 6 de janeiro. A mudança é resultado de uma emenda à Constituição, aprovada pelo Congresso Nacional, sob a justificativa de que a coincidência de datas dificulta que governadores prestigiem a posse presidencial. Já as posses de prefeitos e vices continuarão no 1º dia de janeiro. Deputados e senadores continuarão sendo empossados no dia 1º de fevereiro.

Fotos: Myrtes Pereira/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis