Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Comerciantes da Praça Melo Viana pedem estacionamento 45 graus

Highslide JS

Ainda não há previsão de quando os vereadores irão analisar em plenário o projeto de lei que prevê o retorno do estacionamento rotativo nas vias públicas de Pará de Minas.

A prefeitura pretende abrir mais de duas mil vagas de estacionamento, especialmente na região central, eliminando abusos e possibilitando que mais pessoas possam usufruir dos espaços para deixar seus carros e motocicletas. 

Com uma frota de mais de 71 mil veículos, segundo o IBGE, e com poucas condições de expandir as ruas, o trânsito de Pará de Minas é um desafio para os gestores públicos. 

Existe uma corrente defendendo que o retorno do sistema, que é mais conhecido por Faixa Azul, pode melhorar até o movimento no comércio local. Mateus Igor, que trabalha na praça Melo Viana, explica o motivo:

Outra alternativa viável, segundo o comerciante, pelo menos no que se refere à praça Melo Viana, é o estacionamento 45 graus, como acontece em uma das laterais da praça Torquato de Almeida.

Quem também defende a volta do estacionamento rotativo é Pedro Paulo, morador da Vila Maria. Mas ele alerta que de nada adianta implementar o sistema sem a devida fiscalização aos infratores. 

Pelo texto protocolado na Câmara, o horário de funcionamento do estacionamento rotativo será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Nos domingos e feriados não haverá cobrança de tarifas. 

O período de permanência na mesma vaga será de uma, duas ou quatro horas, de acordo com os locais e as respectivas sinalizações. Vencido o prazo, o condutor do veículo terá dez minutos improrrogáveis para providenciar a retirada, do contrário estará sujeito às penalidades da legislação de trânsito a serem aplicadas pelos agentes credenciados.

Ainda não há definição quanto aos preços, mas o projeto especifica que estarão isentos da tarifação os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento, desde que devidamente sinalizados. 

Táxis, mototáxis e transporte de aplicativos, desde que estacionados nos pontos de parada, também não pagarão as tarifas. E o mesmo vale para os trailers, food trucks licenciados.

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis