Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Compra de material escolar pode ficar até 30% mais cara em 2022

Highslide JS

Despesa típica para milhares de pais no início do ano, o material escolar pode ficar até 30% mais caro em 2022. A estimativa acaba de ser divulgada pela Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares.

Com o aumento de custos da cadeia produtiva, a entidade acredita que a variação de preços será de 15% a 30%, o que vai demandar muita pesquisa por parte dos consumidores antes de efetuar a compra da lista.

De acordo com a associação, entre os fatores que vão pesar sobre os valores dos materiais estão os elevados e frequentes reajustes em matérias-primas essenciais, como papel, papelão, plástico, químicos e embalagem. 

Para os produtos importados, os principais impactos são a variação do dólar no Brasil, os aumentos de custos na Ásia e a elevação dos preços de fretes internacionais, decorrente da falta de containers.

A entidade estima, ainda, que todas as categorias devem sofrer aumentos na temporada 2022. 
Para economistas, a alternativa do consumidor será a de pesquisar bastante os preços e avaliar a real necessidade da compra de produtos extras, que não constam nas listas escolares. 

Dependendo do resultado da pesquisa, pode haver casos em que é mais lucrativo dividir a compra dos itens em diferentes estabelecimentos. Também é recomendado listar os descontos e facilitadores na forma de pagamento.

Com relação à expectativa de vendas, a associação dos fabricantes revelou que as indústrias estão cautelosas para 2022, já que muitas empresas estão em dificuldades financeiras e outras encerraram as suas atividades. 

Sobre 2021, a entidade disse que foi um ano de retomada na comparação com 2020, mas não conseguiu atingir os índices do período pré-pandemia. A queda no varejo após o início da crise sanitária foi de mais de 37%. 

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis