Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Relatório da Segurança Pública mostra o crescimento do índice de furtos e roubos de celulares na cidade

Highslide JS

Componente cada vez mais importante na vida das pessoas, o celular é um objeto de muito interesse dos bandidos. Além de ser um produto de valor agregado maior, os aparelhos atuais permitem aos usuários, através dos diversos aplicativos, inserir informações pessoais, contas bancárias e dados sigilosos, o que aumenta o interesse dos criminosos.

Dados obtidos pelo Jornal da Manhã junto à Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública mostram que em Pará de Minas o número de ocorrências policiais envolvendo furto ou roubo de celulares cresceu em 2022 na comparação com o ano anterior.

Com relação ao furto, que é a subtração do objeto de outra pessoa sem uso da violência, foram 122 ocorrências registradas em 2022, aumento de 37% na comparação com 2021, quando foram notificados 89 casos. Quanto aos registros de 2023, no período de janeiro a junho, já foram 52 furtos.

Já o roubo de celulares, que ocorre com ameaça e violência, foram notificados 48 casos em 2022, aumento de 54% frente ao mesmo período do ano anterior. Em 2023, também considerando os meses de janeiro a junho, foram registrados 17 roubos. 

Em Minas Gerais, a quantidade de furtos entre 2022 e 2021 também aumentou 17,6%. No último ano, foram quase 41 mil aparelhos furtados. Quanto aos roubos, houve uma leve diminuição de 2% dos registros, com mais de 12 mil celulares roubados em 2022.

Por se tratar de um aparelho fundamental para muita gente, tanto no aspecto social quanto profissional, a recomendação é que as pessoas protejam os aplicativos com dados pessoais ou contas bancárias com senhas e fatores de verificação. 

Caso você seja vítima de furto ou roubo, tente bloquear o celular remotamente através de outros dispositivos móveis de confiança, bloqueie o IMEI junto à operadora e nunca esqueça de fazer um boletim de ocorrência.

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis