Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

CDL preocupada com o risco de faltar mercadoria para o Dia das Crianças e o Natal

Highslide JS

Após sofrer um baque com a chegada da pandemia de covid-19 no começo do ano, a economia nacional começa a dar indícios de recuperação. Claro que ainda estamos longe do ideal, mas depois de tantas incertezas e previsões negativas, aos poucos o Brasil vai levantando do terrível tombo sofrido pelo novo coronavírus.

Alguns fatores ajudam a explicar esse cenário animador, sendo o principal deles a redução do desemprego em julho, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), e no início de agosto, segundo estatísticas do IBGE. Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é a confiança de empresários e consumidores.

Pesquisas mostram que ambas as partes estão mais otimistas quanto à economia, e isso gera impacto direto na recuperação, pois proporciona um ambiente favorável para investimentos, estimulando quem compra e quem vende. Embora tenha registrado centenas de casos de covid-19, Pará de Minas não viveu o pior cenário da pandemia.

Por aqui, o ponto crítico foram os meses de março e abril, quando as atividades tiveram de ser suspensas por força de Decreto Municipal, mantendo-se apenas serviços essenciais. Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Nilton Ferreira de Oliveira, foi o início de um vendaval que prejudicou a todos.

Agora, cinco meses depois da paralisação, o empresário avalia o balanço da retomada e diz que ainda há empresas que não conseguiram se recuperar da crise.

Falando de forma específica do comércio, Nilton Oliveira disse que, no momento, os principais obstáculos dos empresários são a falta de mercadoria para repor estoque e problemas com questões de logística.

A situação é tão séria que o presidente da CDL acredita que para o Dia das Crianças e o Natal pode faltar produtos para os consumidores. Ele, inclusive, cita um exemplo vivido em seu ramo, com a comercialização de roupas e brinquedos.

Com a possibilidade de liberação de vacina para os próximos meses, o empresário acredita que 2021 será um ano fundamental para sacramentar a recuperação econômica, mas destaca que esse processo será gradual e muito difícil, que vai exigir trabalho, confiança e criatividade dos empreendedores.

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis