Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Procon de olho: aumento da margem dos consignados ameaça o endividamento dos idosos

Highslide JS

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon, está emitindo um alerta aos aposentados e pensionistas sobre os empréstimos consignados por meio do INSS.

É que recentemente a margem de endividamento ficou maior, provocando também o aumento do assédio dos bancos e financeiras para conseguirem a assinatura de contratos para liberação de crédito.

Isso aconteceu devido às medidas governamentais que possibilitaram um aumento percentual para a utilização de benefícios para pagamento de parcelas de empréstimos que era de até 35%.

Agora o limite passou para 40%, sendo os antigos 35% para empréstimos consignados e 5% para utilização com cartão de crédito. Se por um lado este aumento ajudou no volume de crédito obtido pelo pensionista, sobretudo para aqueles que têm enfrentando dificuldades neste período de pandemia, por outro lado ele está deixando muita gente à beira do endividamento.

De acordo com o advogado Bruno Soares Souza, do Procon de Pará de Minas, é preciso que todos, tanto os pensionistas quanto seus filhos e amigos, fiquem atentos à oferta de empréstimos que costumam ser tentadoras.

Importante lembrar que, em caso de endividamento, o ideal é procurar o banco para tentar uma negociação. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis