Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Resposta do governo estadual à antecipação dos recursos da Vale é esperada para hoje

Highslide JS

A prefeitura de Pará de Minas continua aguardando resposta da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), quanto ao pedido de antecipação dos recursos disponibilizados pela Vale para reparação dos danos causados pela tragédia de Brumadinho, ocorrida em 2019.

Conforme divulgado pelo Jornal da Manhã, o prefeito Elias Diniz solicitou o adiantamento dos investimentos para este semestre, em virtude dos estragos causados pelas chuvas que deixaram um rastro de destruição por todo lado.

Elias quer aproveitar um direito conquistado por Pará de Minas, que também foi prejudicada pelo rompimento da barragem da Vale, e acelerar a reconstrução das áreas afetadas pelo temporal, principalmente nas comunidades rurais.

A expectativa dele é que até o final da tarde de hoje o governo de Minas dê um posicionamento, acenando positivamente para a antecipação.

Pará de Minas tem direito a R$ 83 milhões em decorrência dos prejuízos causados pela contaminação do Rio Paraopeba que, na época, era a principal fonte de recursos hídricos da cidade.

Esse dinheiro faz parte do acordo entre a Vale e o governo de Minas para reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Ao todo, a mineradora desembolsará quase R$ 38 bilhões. 
E voltando a falar dos estragos causados das chuvas, no momento em que Pará de Minas aguarda uma posição do governo quanto à antecipação dos recursos, o governo mineiro está buscando parcerias com empresas para viabilizar ações de ajuda aos municípios atingidos pelos temporais e que estão em situação de emergência.

Um edital de chamamento público foi publicado pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão e aguarda os interessados. O objetivo da iniciativa é encontrar empresas que possam doar serviços para ajudar na limpeza das cidades, recuperação de estradas urbanas e rurais, retirada de barreiras, patrolamento, poda de árvores e abastecimento de água. Os municípios também podem ajudar nesse processo ao informar as necessidades mais urgentes. O edital completo do chamamento está disponível no site seplag.mg.gov.br.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis