A Anvisa proibiu a fabricação e venda de três marcas de pó para preparo de bebida sabor café, apelidado de ‘café fake’. A medida foi tomada diante da constatação da presença de toxina ocratoxina A, que é uma substância imprópria para o consumo humano.
As marcas são: Melissa, Pingo Preto e Oficial. Elas já tinham sido desclassificadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, no último mês de março, e agora não podem mais aparecer no varejo.
Os produtos apresentaram irregularidades na rotulagem. Uma delas é a informação de que no interior da embalagem tinha polpa de café e café torrado, mas os ingredientes utilizados são de qualidade inferior, como grãos crus ou até resíduos.
As análises laboratoriais também detectaram a presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido, que é de 1%. Todos os pacotes das marcas Melissa, Oficial e Pingo Preto devem ser recolhidos.
Foto Ilustrativa: Reprodução eliasfalla (pixabay.com)