Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pecuaristas não decepcionaram e bateram a meta na campanha de vacinação contra a febre aftosa

Highslide JS

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) divulgou os números referentes ao escritório seccional de Pará de Minas da primeira etapa anual da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa.

Cerca de 52.450 animais, entre bovinos e bubalinos de zero a 24 meses, foram vacinados nas cinco cidades assistidas pelo escritório – Pará de Minas, Pequi, Florestal, São José da Varginha e Igaratinga. Esse quantitativo representa quase 99% do rebanho, espalhado por 1.600 propriedades rurais. 

A imunização aconteceu ao longo do mês de maio e o prazo final de declaração da vacina terminou na última sexta-feira (10). Segundo o chefe da unidade local do IMA, Lucas Silva Jardim, o balanço ficou dentro da expectativa do órgão e garante mais segurança aos cidadãos ao demonstrar que os pecuaristas da região estão de acordo com as regras sanitárias.

Apesar do bom índice de vacinação, Lucas Jardim explicou que muitos produtores voltaram a enfrentar problemas para aquisição das doses da vacina, uma vez que o abastecimento não foi regular em todos os municípios.

Ainda de acordo com o balanço divulgado pelo IMA, 60 produtores não vacinaram ou não declararam a imunização dentro do prazo. Lucas Jardim orienta que eles regularizem a situação o quanto antes.

O objetivo da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa é preservar a sanidade dos rebanhos e manter o compromisso com o agronegócio mineiro. O pecuarista que não vacinou os animais está sujeito à multa no valor de R$ 119,25 por cabeça. Já aqueles que não comprovaram a aplicação da vacina podem ser multados em R$ 23,85 por animal. 

Para este ano foi alterada a estratégia de imunização, com a inversão das etapas da campanha. Na primeira fase foram vacinados bovinos e bubalinos de zero a 24 meses e na segunda, prevista para novembro, serão vacinados animais de todas as idades. Essas duas etapas, inclusive, podem ser as últimas em Minas Gerais.

Para o ano que vem está prevista a retirada da vacinação contra a febre aftosa, conforme avanço do programa de retirada da vacinação, análise e determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis