Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Ondas de calor sufocam o verão: especialistas explicam o fenômeno

Highslide JS

Os termômetros têm confirmado a forte presença do verão em Pará de Minas, com temperaturas acima dos 30º, e o que mais incomoda a população são as ondas de calor que ficam mais acentuadas durante o dia. A previsão dos institutos de meteorologia é que esse calorão continue pelo menos até amanhã.

A sensação térmica anda tirando o sono de muita gente, além de prejudicar o rendimento profissional sobretudo de quem trabalha em ambientes muito quentes. Os especialistas explicam que as mudanças climáticas têm um dedo nessa história, pois elas têm contribuído bastante para a situação que estamos vivendo.

No dia a dia, esses fenômenos costumam ser explicados pela chegada e partida de frentes frias ou quentes, além do calor característico do verão. E a alteração desses padrões em médio e longo prazo traz picos extremos de alta e baixa temperatura. Além disso, a construção de prédios, assim como a pavimentação de vias públicas, o que impermeabiliza o solo, contribuem para elevar os termômetros.

Esse aquecimento também é responsável pela maior frequência de chuva em pouco espaço de tempo e picos de calor extremo como estamos enfrentando por aqui. Os climatologistas também observam que nos anos 80 era raro ter muitos dias seguidos de calor forte, mesmo no verão. E esse desconforto vai continuar porque a temperatura da terra aumenta a cada ano por causa da forte degradação ambiental.

Mas além de enfrentar as ondas de calor a população deve ficar de olho também nas tempestades de verão que estão acendendo o alerta para a proliferação do mosquito aedes aegytpi, que é o vator da dengue, chikungunya e zica. Nessas duas primeiras semanas de janeiro foram registrados 677 prováveis casos de dengue, o que corresponde a 48 infecções pelo vírus a cada dia.

O Ministério da Saúde inclusive alerta sobre a possibilidade de surto em 11 estados. Minas não está entre eles, mas no ano passado ocupou as primeiras colocações em levantamento nacional sobre o número de casos. Os registros dos primeiros 15 dias de janeiro mostram quatro vezes mais que as estatísticas do ano passado.

Foto: Internet






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis