Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Imposto de Renda: declaração pré-preenchida impõe desafios aos escritórios de contabilidade

Highslide JS

Os escritórios de contabilidade estão bastante movimentados. Desde 15 de março que os contribuintes têm procurado os profissionais para ajudar na elaboração da declaração do Imposto de Renda para o envio das informações à Receita Federal. 

Entre as novidades apresentadas pelo fisco neste ano, está o incentivo para os contribuintes usarem a declaração pré-preenchida. Apesar do formato facilitar o preenchimento dos dados, alguns profissionais percebem dificuldades em ajudar os clientes quando eles fazem opção por este modelo.

Um deles é o contador José Airton da Silva. Segundo ele, a modalidade ajuda no preenchimento individual, mas prejudica quando se trata de um prestador de serviços como ele, que atende a centenas de contribuintes. 

José Airton também lembra que muitos cidadãos ainda não se atentaram para a obrigatoriedade de apresentação do imposto de renda, por isso ele reforça as informações:

E quem obteve renda proveniente do meio rural em 2022 é preciso ficar atento, porque em muitos casos também há obrigatoriedade na declaração. 

O contador também recomenta aos contribuintes que reúnam todos os documentos e comprovantes necessários o quanto antes. Deixar para a última hora é correr o risco de enfrentar congestionamentos na rede e sobrecarga de trabalho nos escritórios de contabilidade. 

A declaração deve ser enviada à Receita Federal até 31 de maio.Todas as informações sobre o assunto estão disponíveis no site gov.br/receitafederal.








RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis