Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Declarações do Imposto de Renda batem recorde em Pará de Minas, mas a Receita prevê muito corre-corre hoje

Highslide JS

Termina hoje o prazo de declaração do Imposto de Renda 2023. O contribuinte tem até às 23h59 para confirmar a declaração no sistema da Receita Federal e ficar livre da penalidade por declarar fora do período estipulado.

Nos últimos três anos, o Fisco estendeu o tempo para fazer a declaração com o objetivo de minimizar os efeitos da pandemia de covid-19. Mas agora em 2023, no entanto, contribuintes tiveram mais de 70 dias para fazer a prestação de contas, e não há, até o momento, sinalização por parte da Receita sobre prorrogação de prazo.

Em Pará de Minas, segundo dados do órgão fiscal, a quantidade de declarações entregues bateu recorde. Até o fechamento desta reportagem, foram declaradas as contas de 17.113 contribuintes, um resultado 8,5% melhor que o registrado em 2022. 

Ainda de acordo com informações da Receita Federal, do total de declarações, 29% foram realizadas através do modelo pré-preenchido. O modelo de tributação mais utilizado foi o desconto simplificado (63%). Outro destaque é que 59% dos contribuintes terão imposto a restituir, sendo que 26% desse total escolheram o PIX como forma de receber o dinheiro.

Nesta reta final de declaração, uma dúvida muito comum dos cidadãos é cumprir a obrigação com o Fisco com dados incompletos ou esperar juntar toda a documentação e fazer a entrega após o prazo. Segundo especialistas, o melhor a se fazer é respeitar a data estabelecida para não ficar sujeito a multas que variam de R$ 165,74 até 20% do imposto devido. Caso a declaração esteja com dados errados, o contribuinte poderá retificá-la posteriormente e fazer as correções necessárias.

Foto Ilustrativa: Reprodução gov.br/receitafederal






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis