Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Ensino à distância deve ultrapassar o presencial neste ano

Highslide JS

O ensino à distância, chamado popularmente de EAD, deve ultrapassar o ensino presencial neste ano no Brasil. As projeções otimistas são da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Inicialmente, a expectativa era que isso acontecesse depois, mas especialistas acreditam que a pandemia de covid-19 tenha acelerado o processo, levando muitas pessoas a ingressar no ensino superior à distância.

A procura por esse modelo de educação tem crescido de forma significativa, conforme apontam as pesquisas. Uma delas, feita pelo Censo da Educação Superior, realizada em parceria com o Ministério da Educação, mostra que, entre 2009 e 2019, o número de matrículas nessa modalidade aumentou quase 400%. 

Já outro estudo, realizado pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior, mostrou que a busca pelos cursos online cresceu 59% entre 2020 e 2021. Um bom exemplo de como esse mercado está evoluindo é a Unicesumar, que mantém um polo em franco crescimento em Pará de Minas. A instituição tem mais de mil unidades espalhadas pelo Brasil e algumas em países como Estados Unidos e Inglaterra.

Ao avaliar o sucesso da Unicesumar o gestor do polo de Pará de Minas, João Bosco Silva, diz que ele está sustentado na relação entre o EAD e o ensino híbrido, possibilitando ao aluno aulas práticas em laboratórios. 

Para essa primeira metade do ano a expectativa é pela divulgação das notas do ENEM. Isso porque muitas instituições de ensino superior que oferecem o EAD adotaram a nota do exame como processo seletivo e porta de entrada para os cursos. O resultado será divulgado no próximo dia 11.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis