Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Lula foca o primeiro pronunciamento na unificação e reindustrialização do país, além do diálogo com o restante do mundo

Highslide JS

A eleição de Lula não foi surpresa para quem acompanhou os institutos de pesquisa no país, principalmente na última semana. A exceção de dois, os outros apontavam para a vitória apertada do candidato.

E ontem, ao longo do dia, cientistas políticos já antecipavam que a apuração traria momentos de muita tensão. O prognóstico deles era que Bolsonaro abriria a apuração com vantagem de 5% e que esse percentual cairia, ponto a ponto, até por volta das 18h30, quando começaria a contabilização dos votos do Nordeste do país.

A virada aconteceu exatamente às 18h45, quando a totalização dos votos apontou o primeiro instante de virada de Lula e nessa posição ele permaneceu até o final da apuração.

Minas Gerais manteve a tradição de dar a maioria dos votos ao vencedor das eleições presidenciais e mesmo com a mobilização feita pela governador Romeu Zema e por outros políticos de expressão, Lula saiu como vencedor das urnas mineiras. A diferença caiu de mais de meio milhão para 49.650 votos.

Em São Paulo, o presidente eleito fez seu primeiro pronunciamento, em discurso que chamou atenção para o cenário de divisão da sociedade brasileira. Lula se mostrou disposto a trabalhar para que o Brasil volte a ser um só povo, através de um governo para  todos os brasileiros. 

Ao falar sobre economia, Lula destacou que pretende apoiar pequenos e médios empreendedores, citou a reindustrialização do Brasil e a economia verde.

O presidente eleito também reforçou a importância da relação com o restante do mundo, priorizando o diálogo e as parcerias comerciais. 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu a totalização de todos os votos do segundo turno das Eleições Gerais no Brasil aos 18 minutos da madrugada de hoje (31).

Lula obteve 60.345.999 votos (50,90% dos votos válidos) e Jair Bolsonaro recebeu 58.206.354 votos (49,10% dos votos válidos).

Do total de 156.454.011 eleitores aptos a votar, 124.252.796 compareceram às urnas, número equivalente a 79,41%. Os votos válidos totalizaram 118.552.353. 

A abstenção representou 20,59% do total. Já os votos nulos corresponderam a 3,16% do total. Os votos em branco somaram 1,43%. No total, foram apuradas 472.075 seções eleitorais, a última delas no Amazonas.

Foto: Reprodução/Youtube







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis