Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Prefeitura de Itaúna anuncia inauguração da ETE: obra vai beneficiar o Lago Azul

Highslide JS

A Prefeitura de Itaúna confirmou para setembro a inauguração da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Trata-se de uma das maiores obras públicas já executadas no município vizinho, que levou mais de uma década para ser entregue oficialmente à população.

A ETE de Itaúna foi instalada no Distrito Industrial e será administrada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A estrutura é composta por duas etapas: tratamento preliminar e tratamento secundário.

Na primeira fase, é realizado o tratamento de efluentes, com o objetivo de remover os resíduos sólidos grosseiros, finos abrasivos e areia do esgoto a ser tratado. No secundário, haverá remoção de sólidos não sedimentáveis, matéria orgânica em suspensão fina ou solúvel e eventual remoção de nutrientes e organismos patogênicos através de mecanismos biológicos de tratamento. 

Segundo o SAAE, as estruturas e os equipamentos garantirão o tratamento de até 400 litros de efluentes por segundo. O esgoto tratado será lançado no Rio São João, conforme legislação vigente.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o prefeito de Itaúna, Neider Moreira (PSD), disse que a ETE trará muitos benefícios para a bacia do Rio São João, com destaque para o Lago Azul, no distrito de Carioca, em Pará de Minas. 

Neider Moreira classifica a ETE como a maior obra pública de Itaúna, com um investimento milionário. 

A ETE de Itaúna começou a ser construída em 2012, ainda na gestão do prefeito Eugênio Pinto (PT). Ao longo dos anos, o projeto foi marcado por sucessivos adiamentos em diferentes gestões. 
A inauguração acontecerá em 16 de setembro - dia do aniversário de Itaúna - às 10h. Entre as autoridades convidadas para a cerimônia de inauguração estão o governador Romeu Zema e o presidente Lula. 

Fotos: Créditos Gerência de Comunicação da Prefeitura de Itaúna




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis