Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

IBGE finaliza treinamento de agentes para Censo Demográfico. Desistência de candidatos é desafio a ser superado

Highslide JS

Termina hoje a fase presencial do curso de capacitação dos mais de 180 mil futuros recenseadores convocados pelo IBGE para atuarem no Censo Demográfico 2022. 

Em Pará de Minas, 80 agentes foram convocados, mas somente 62 estão participando do treinamento, devido a desistência de alguns candidatos. 

Com isso, segundo a coordenação responsável pelo censo na cidade, outros aprovados no processo seletivo serão convocados para a capacitação na próxima semana, havendo, inclusive, a possibilidade de realização de uma nova seleção de servidores, caso o número de vagas não seja completado.

A informação foi dada ao Jornal da Manhã pelo coordenador André Felipe Mendonça Duarte. Segundo ele, a mesma dificuldade constatada em Pará de Minas também é registrada em outros municípios, já que, por ser uma atuação temporária, muitos candidatos desistiram ou conseguiram outras vagas no mercado.

Ainda assim, ele acredita que a realização do Censo Demográfico 2022 não será prejudicada por esse fato e o trabalho começará a todo o vapor a partir do dia 1° de agosto. 

Segundo André Mendonça, a previsão é que todos os domicílios sejam visitados até 30 de novembro. Quanto as informações do censo, ele diz que a estimativa de população das cidades será divulgada ainda neste ano, mas os outros dados serão publicados no decorrer de 2023.

O censo demográfico é uma pesquisa que analisa a densidade e o perfil populacional, caracterizando uma fonte de informações sobre as condições de vida da população tanto nas áreas urbanas quanto rurais. Seus resultados ficam disponíveis para análise de autoridades e da própria sociedade.

Vale lembrar que antes do censo, o IBGE realizou a Pesquisa Urbanística de Entorno, com a coleta de dados sobre as condições das ruas, calçadas, bueiro, iluminação, sinalização, acessibilidade e arborização, entre outros quesitos.

Foto: Reprodução - Acervo IBGE






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis