Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Compensação ambiental vai garantir o plantio de 9 mil árvores em Pará de Minas até o final do ano

Highslide JS

O Brasil comemora neste 21 de setembro o Dia da Árvore. A data é voltada para a conscientização da preservação do meio ambiente. O tema, inclusive, nunca foi tão necessário e urgente, visto o momento crítico vivido pelo país, quando as maiores reservas naturais têm sido devastadas pelas queimadas e o desmatamento irregular.

Os noticiários têm mostrado os estragos provocados no Pantanal que já registrou mais de 15 mil focos de incêndio, destruindo mais de 15% da área verde, além dos constantes ataques à floresta amazônica e também às áreas de cerrado. Pará de Minas também tem enfrentado problemas em relação às queimadas, fortemente combatidas pelo Corpo de Bombeiros.

Mas nesse Dia da Árvore, o questionamento que ganha força por aqui é a real situação ambiental do município. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que haja, no mínimo, 12 metros quadrados de área verde por habitante, o que seria equivalente a uma árvore por pessoa. O ideal seria 36 metros quadrados de área verde, algo em torno de três árvores por habitante.

Dentro desse parâmetro, o município precisaria ter pelo menos 300 mil árvores plantadas. O secretário de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano de Oliveira Franco, diz é possível que exista toda essa área verde na região, mas ela não está concentrada no meio urbano. Ele também defendeu um bom trabalho de arborização na cidade, para que o ambiente se torne cada vez mais verde e saudável. 

Sobre a consciência ambiental dos paraminenses, José Hermano disse que tem muita gente preocupada com o verde. No entanto, nem todas as iniciativas contam com técnica suficiente, o que prejudica o processo. 

E uma boa notícia para esse Dia da Árvore. Além das novas regras que deverão entrar em vigor, no que diz respeito ao plantio e gestão do meio ambiente, o município receberá o plantio de mais de nove mil árvores neste ano. A ação é fruto de uma compensação ambiental conseguida pela Secretaria e o Codema. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis