Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Medo da gripe aviária leva consumidores a cortar aves e ovos do cardápio

Highslide JS

O Brasil já tem registrados 13 casos confirmados laboratorialmente de gripe aviária em animais, segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Minas Gerais ainda não registrou nenhum, mas o governo está alertando a população para evitar ocorrências. Além de medidas preventivas e de vigilância, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) tem adotado uma série de medidas para monitorar a doença. O órgão é responsável pela vigilância sanitária no Estado.

O IMA reuniu uma força-tarefa, composta por vários órgãos, a fim de mobilizar criadores de aves a colocar em práticas as medidas de prevenção e o alerta vale tanto para aqueles que criam aves para fins comerciais como para subsistência.

Como se sabe, até agora a doença foi identificada apenas em aves migratórias. Ainda assim, muita gente já mostra preocupação com a possibilidade de contaminação das aves e ovos comercializados para consumo humano. Há, inclusive, quem esteja retirando temporariamente a proteína de suas dietas como forma de precaução.

Para saber se esta conduta é realmente necessária, o Jornal da Manhã conversou com o médico veterinário do IMA em Pará de Minas, Sérgio Luiz Monteiro, e ele garante que a população não tem com o que se preocupar. 

Sérgio confirma que não há registro em granjas ou criadouros de aves nos quintais e chama atenção para o fato de que todas as aves e ovos comercializados por aqui passam por rigorosa fiscalização. 

O veterinário também lembra que as vistorias realizadas em granjas e abatedouros atendem a um protocolo minucioso, para garantir que os produtos contaminados não sejam levados à comercialização.
No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o IMA já vem realizando coletas de material de aves de subsistência, que são mantidas em áreas próximas a lagoas, onde pode haver passagem de aves migratórias. 

O procedimento é realizado com o intuito de realizar exames laboratoriais preventivos, com o intuito de verificar a possibilidade de contaminação destes animais. Os resultados ainda não foram divulgados. 

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM e Reprodução/pixabay.com





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis