Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

IMA alcança a cobertura vacinal contra a brucelose na região de Pará de Minas

Highslide JS

O escritório seccional do IMA em Pará de Minas conseguiu um resultado expressivo na Campanha de Vacinação contra a Brucelose em 2022, segundo dados que acabam de ser divulgados.

A unidade, que além de Pará de Minas é responsável pelas cidades de Florestal, Pequi, Igaratinga e São José da Varginha, registrou 97% de cobertura vacinal, o que representa 12.497 animais. O índice foi 5% superior ao contabilizado no ano anterior. 

Dividindo por municípios, Igaratinga foi o grande destaque, chegando a 100% de cobertura vacinal. Em seguida estão São José da Varginha (97,2%), Florestal (94,8%), Pará de Minas (92,6%) e Pequi (91%).

A brucelose é uma das causas de perdas econômicas na pecuária, já que pode provocar aborto, queda na produção de leite e diminuição no ganho de peso nos animais doentes. É também uma zoonose, já que o animal doente pode ser fonte de infecção para o ser humano.

Lucas Silva Jardim, chefe do escritório seccional do IMA, agradeceu a colaboração dos pecuaristas e servidores do instituto e disse que o resultado deve ser comemorado, pois a vacinação contra a brucelose é fundamental para a saúde do rebanho mineiro.

O bom resultado de Pará de Minas é um reflexo do que aconteceu no estado. Segundo o IMA, Minas Gerais alcançou índice inédito de 84,9%, o que correspondeu a quase dois milhões de bezerras bovinas e bubalinas imunizadas no ano passado. 

O trabalho agora é para as campanhas de 2023. Ao longo de cada ano, são realizadas duas mobilizações: uma no primeiro semestre e outra no segundo. Para esta primeira metade do ano, produtores que possuem no rebanho fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade têm até 30 de junho para vacinar os animais contra brucelose. 

Já a declaração da imunização deve será feita até o dia 10 de julho. Quem não vacinar pode ser multado no valor R$ 125,90 por animal. Já o produtor que deixar de declarar a vacinação contra brucelose está sujeito a multa em R$ 25,18 por bezerra.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e IMA/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis