Mesmo que a maioria deles tenha o corpo tomado por um casaco de pelos naturais, os animaizinhos de estimação também sentem frio e podem sofrer bastante se não receberem os cuidados necessários nesta época do ano.
Assim como nós, humanos, os cães e gatos também enfrentam quadros de doenças respiratórias e ficam vulneráveis a uma série de vírus que têm maior circulação nas temporadas de baixas temperaturas.
Por causa disso, é preciso olhar para os pets com um carinho especial. Quem traz a orientação sobre estes cuidados é a médica veterinária, Clara Mendes, do Animal Hospital Veterinário.
Sobre a vacinação dos pets, Clara explica que existem imunizantes adequados para estes tipos de vírus respiratórios, mas que a aplicação das doses deve ser feita em outro momento, de forma preventiva.
Clara também destaca a importância de ações preventivas voltadas para a saúde dos pets, entre elas a visita periódica ao médico veterinário e a observação constante de possíveis sintomas que levem à necessidade de alguma intervenção.
E o último alerta vai para os tutores de filhotes e de animais idosos, que também merecem atenção redobrada nesta época do ano. Os pets idosos são os que mais sofrem no inverno. Devido a idade, eles perdem a musculatura e camada de gordura, ficando mais suscetíveis ao frio. Quanto aos filhotinhos, eles ainda não desenvolveram totalmente o sistema imunológico e nem tomaram as vacinas necessárias, por isso precisam do auxílio para ficar aquecidos e protegidos.