Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Vigilância Ambiental já trabalha no reforço da prevenção contra as arbovirores

Highslide JS

A Vigilância Ambiental de Pará de Minas já se prepara para o próximo período de incidência da dengue, que vai de outubro a maio do ano que vem, devido à época chuvosa. O município está com baixa incidência da doença, devido a sazonalidade, mas para os agentes não existe descanso. 

Atualmente os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade estão abaixo de 1%, mas o sinal de alerta para os próximos meses já foi aceso. Os ovos do mosquito podem sobreviver por até um ano em locais secos, bastando uma pancada de chuva para o desenvolvimento das larvas. 

O coordenador da Vigilância Ambiental, Douglas Duarte, conversou com o Jornal da Manhã e confirmou que a equipe já está intensificando os trabalhos para os próximos meses. 

No último mês de agosto, os agentes iniciaram um monitoramento com drones, para identificar possíveis focos de dengue dentro dos quintais e nos telhados das casas. 
Sobre a atuação do fumacê, que foi muito questionada pela população, Douglas explicou o motivo da demora do uso do equipamento durante o último período sazonal. 
Ele reforça a importância da população também tomar medidas de prevenção, chamando atenção para o fato de que muitos objetos acumulam água também nos telhados e pede um cuidado especial com lonas e caixas d’água. O coordenador também reforça o pedido para que as pessoas recebam os agentes de endemias em casa.

Se o morador não estiver presente, é só agendar as visitas. Os agentes também trabalham aos fins de semana e fora do horário de expediente. 

A população também pode denunciar locais com focos de dengue diretamente na Ouvidoria da Prefeitura, na Vigilância em Saúde, pelo 3231-7722, e também pelo aplicativo da prefeitura, onde podem ser anexadas fotos do local. 

Em alguns casos, o proprietário recebe multa de valor considerável, mas o objetivo da vigilância é a conscientização. Atualmente Pará de Minas tem 9.031 casos prováveis de dengue, sendo que 2.205 estão confirmados, assim  como nove óbitos, e mais três em investigação. 

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis