Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dia do Tatuador destaca crescimento do setor e alerta sobre o processo de tatuar

Highslide JS

Pelo calendário nacional hoje é o Dia do Tatuador. A data foi estabelecida em 2007 pelo antigo Sindicato dos Tatuadores e Pierciers de São Paulo, homenageando a chegada do primeiro profissional a atuar no país, o dinamarquês Lucky Tattoo.

Natural de Copenhague, Lucky, que também era marinheiro, desembarcou no Brasil em 20 de julho de 1959, trazendo na bagagem a primeira máquina de tatuar elétrica. Ele faleceu em 1983, mas até hoje é reconhecido como uma das referências da tatuagem no país.

A marcação do corpo é uma arte milenar que se popularizou nos continentes a partir da criação da máquina elétrica e da quebra do preconceito, pois ela já era bastante julgada pela sociedade, alvo de polêmicas e até símbolo de criminalidade.

No Brasil, segundo dados do Sebrae, o mercado cresce 25% ao ano e já ultrapassou a marca de 150 mil estúdios. Em Pará de Minas, o momento também é positivo, com a afirmação de tatuadores experientes e a chegada de novos e talentosos profissionais.

Um dos pioneiros da tatuagem em atividade no município é Valtinho Guedes, que entrou para o mercado há 17 anos. Apaixonado pelos desenhos, ele disse que a inspiração para as tattos veio ainda quando criança, época em que fazia desenhos com canetinhas.

Hoje, quase duas décadas depois, Valtinho vê uma evolução importante para o setor e diz que os profissionais têm muito a comemorar.

Segundo ele, os principais obstáculos do ramo são o preconceito – que vem sendo combatido nos últimos anos – e o medo das pessoas de se arrepender da tatuagem. Existem alternativas para esse último caso, mas aqui vai um recado para os apressadinhos:

Outro desafio citado por ele é o fato de as pessoas quererem facilitar o processo, especialmente no que diz respeito aos incômodos causados pela agulha. Valtinho vê com preocupação o uso de pomadas anestésicas, que podem causar graves efeitos colaterais.

Para quem quer fazer uma tatuagem, a recomendação é pesquisar bem o desenho, a parte do corpo, o artista, o local e se preparar para suportar as dores. Também é importante verificar se o tatuador possui equipamentos certificados pela Anvisa, o que garante mais segurança na prática.

Fotos: Germano Santos Radio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução/pixabay.com





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis