Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Parceria do IMA com a Avimig vai acelerar os diagnósticos da Influenza

Highslide JS

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) anunciou mais uma medida de enfrentamento à gripe aviária no estado. O órgão irá realizar em seu próprio laboratório exames PCR para diagnósticos da influenza e da doença de Newcastle, que também afeta os plantéis de aves.

O método permite a detecção e quantificação do RNA dos vírus em amostras coletadas de aves infectadas. RNA é uma molécula essencial para a vida e desempenha várias funções cruciais nos organismos. Ela  é fundamental para a transmissão e expressão da informação genética.

A viabilidade dos exames foi possível após a formalização de um termo de cooperação técnica entre o IMA e a Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), que doou para a entidade um equipamento de PCR em tempo real.

Mas antes de iniciar a operação no estado, o órgão precisa de autorização do Inmetro e de credenciamento do Ministério da Agricultura e Pecuária, o que pode estender o início dos exames para 2024.

A informação é do diretor técnico do IMA, Guilher Dias. Ele está otimista com a parceria da Avimig, assegurando que ela trará mais segurança para os avicultores e fortalecerá as ações de combate ao vírus da gripe aviária.

Atualmente, as demandas sobre a influenza são encaminhadas para Campinas. O laboratório do IMA, em Belo Horizonte, é credenciado pelo Ministério da Agricultura para o diagnóstico de raiva, brucelose, anemia infecciosa equina, peste suína clássica, síndrome reprodutiva e respiratória suína, dentre outras. 

Até o momento, Minas Gerais não registrou casos de gripe aviária. No Brasil, já foram 64 focos, concentrados na Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. 

Foto Ilustrativa: Reprodução Ilustrativa IMA/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis