Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Falta de manutenção veicular aumenta o número de acidentes nas estradas

Highslide JS

Muita gente está se preparando para pegar estrada, aproveitando o período das férias escolares. Nesta época é comum as famílias viajarem para curtir pontos turísticos, especialmente nas cidades litorâneas. 

E para quem vai viajar de carro, todo cuidado é pouco com o veículo, pois muitas estradas estão em péssimas condições, agravadas pelas chuvas. Existem vários trechos com buracos e outros problemas. 

Na região de Pará de Minas, por exemplo, podemos citar a BR-352, até Martinho Campos, além da LMG-818, conhecida também como rodovia Pará-Florestal. Em ambas, além do excesso de buracos, não há acostamento adequado e a vegetação nas margens da pista está tão alta que chega a encobrir parte das placas de sinalização.

Para lidar com esses problemas, Joel Teodoro Gonçalves, da Auto Peças e Mecânica Gonçalves, alerta os motoristas para a necessidade deles garantirem a manutenção do veículo, com destaque para os pneus. 

Como entram em contato direto com o solo, os pneus recebem os maiores impactos, sofrendo muitos desgastes com o uso ao longo do tempo. 

Joel explica que não existe uma matemática exata de quanto tempo ou a quilometragem que os pneus podem durar, mas eles dão sinais de que devem ser trocados. 

Um dos principais é quando as barras indicadoras de desgaste (TWI), presentes entre os sulcos da borracha, chegam ao mesmo nível da banda de rodagem. É o famoso pneu careca. 

Além dos pneus, o mecânico também alerta para o sistema de arrefecimento e freios, que são essenciais para o bom desempenho do carro ao longo da viagem.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, entre as principais causas de acidentes declaradas pelos motoristas nas estradas brasileiras, a falha mecânica é a quarta mais citada. 

Entre 2011 e 2020, segundo dados da PRF publicados no Atlas da Década de Ações para Segurança Viária, foram registrados mais de 59 mil acidentes causados por defeito mecânico no veículo. Desse total, 1.300 foram ocorrências com vítimas fatais. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis