Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pará de Minas ganha o primeiro parklet – estrutura foi montada no Bar do Zezinho

Highslide JS

Um ano e meio após sanção da lei que autorizou a criação, Pará de Minas ganhou o primeiro parklet. A estrutura foi montada pelo Bar do Zezinho, no bairro Patafufo, destacando um conceito já implementado nos grandes centros urbanos brasileiros.

Os parklets são uma extensão da calçada que funcionam como um espaço público de lazer e convivência. Existem diferentes modelos, podendo eles possuir bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras, paraciclos, entre outros elementos de conforto e lazer.

Em Pará de Minas, uma lei foi aprovada na Câmara Municipal em 2021 e sancionada em setembro do mesmo ano pelo prefeito Elias Diniz, autorizando a instalação e regulamentação do uso da área pública para os empreendimentos interessados em construir um parklet.

O projeto de Lei foi assinado pelo vereador Juninho JR e teve participação do seu ex-assessor Gustavo Duarte, que hoje também ocupa uma cadeira no Legislativo. Os dois ficaram satisfeitos em ver que a proposta se tornou realidade e poderá trazer benefícios para comerciantes e consumidores. 

A ideia de implantar o conceito de parklet em Pará de Minas surgiu com o empresário Breno Victor Ferreira de Sousa, sócio-proprietário do Bar do Zezinho. Foi ele quem levou o assunto até a Câmara Municipal por entender que o setor de bares e restaurantes de Pará de Minas precisava de um algo a mais após o período de restrições provocado pela pandemia de covid-19. Segundo Breno, o parklet é uma demanda oriunda da crise sanitária. 

Pela lei, o parklet deve ser plenamente acessível ao público, sendo vedada a utilização exclusiva por seu mantenedor. No caso da estrutura inaugurada no Patafufo, ela tem 9,75m de comprimento e 2m de largura, com capacidade para quatro mesas. 

Empresários interessados em instalar um parklet em frente ao seu empreendimento devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano para ter acesso aos critérios da lei e documentação necessária. 

Fotos- Rádio Santa Cruz FM/Germano Santos







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis