Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dia de homenagear uma das profissões da linha de frente no combate ao coronavírus – a data é dos enfermeiros

Highslide JS

12 de maio. Para muitos apenas mais um dia normal no calendário, mas para milhares de profissionais no Brasil e no mundo hoje é uma data mais que especial, é um momento de reconhecimento e valorização pelo papel deles no enfrentamento à pior pandemia registrada nas últimas décadas.

Hoje é o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro. A profissão tem origem milenar, de uma época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.

A escolha do 12 de maio para celebrar esses verdadeiros heróis aconteceu em homenagem à Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. 

A verdade é que esses profissionais sempre foram essenciais para a sociedade, mas mesmo com a missão de proteger vidas, nunca tiveram elevado destaque perante o público. Mas, agora, diante da ameaça da Covid-19, eles estão mostrando o quão corajosos são e o porquê estão sendo chamados e tratados como heróis. 

Os enfermeiros representam a maioria dos trabalhadores envolvidos na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Muitos deixaram famílias de lado e estão se arriscando para salvar vida de outras pessoas que nem conhecem. Segundo Lidiane de Fátima Pereira Freitas, que atua há 14 anos no Hospital Nossa Senhora da Conceição, o amor à profissão é um sentimento que não se explica.

Há 14 anos como enfermeira, Lidiane revela que o coronavírus é o maior desafio que já enfrentou. Apesar de toda preparação técnica e psicológica para atuar no ambiente hospitalar, ela não esconde a apreensão pelas incertezas do momento e do novo vírus.

Lidiane Freitas aproveita para deixar uma mensagem de apoio e esperança para todos os colegas da profissão, na torcida para que a pandemia passe logo.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

O Jornal da Manhã parabeniza todos os profissionais da enfermagem, envolvidos ou não no enfrentamento à Covid-19, e deixa aqui um agradecimento pelos esforços de cada um na assistência à saúde de toda população.






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis