A Academia de Letras de Pará de Minas (ALPM) divulgou o balanço de suas atividades em 2025. O levantamento mostra uma atuação ampla, em diversos segmentos, começando pela ocupação das quatro cadeiras vagas, através de Andréa Moreira, Eduardo Rodrigues, Francisco Vilas Boas e Vanessa Faria, constituindo, assim, um total de 20 acadêmicos efetivos e um honorário.
A instituição também passou a acolher profissionais de outras áreas do saber e das artes, permitindo que profissionais de diversos campos artísticos ligados à literatura concorram à imortalidade na Casa.
Instalada no 2º andar do Centro Literário Pedro Nestor (Rua Benedito Valadares, nº 183, Centro), a sede é um espaço de fomento cultural e ela acolheu e deu apoio aos projetos Ler Para Tecer, organizado pelas escritoras Terezinha Pereira e Idê Ferreira; às artes cênicas, com ensaios do Grupo de Teatro Reverso e da atriz Cláudia Silveira para o monólogo DeusaClô; ao intercâmbio literário, com lançamentos de livros, debates e reuniões de setores artísticos e de algumas áreas sociais.
Ela também manteve participação ativa na Associação das Academias de Minas Gerais. O blog alcançou a marca de 52 mil visualizações, sendo mais de 8.500 apenas no mês de dezembro, considerado um resultado expressivo no desafio de atrair o público das redes sociais para a leitura literária na internet ( https://www.academiadeletrasdeparademinas.com/).
O levantamento também mostra o lançamento do Bianuário 2024–2025, na sede da Fapam, coletânea que reúne a produção dos membros da Academia. Durante o evento, o público participou de um debate sobre a cadeia produtiva do livro e a prática da escrita.
A ALPM ainda se destacou no cenário literário regional pela regularidade desse projeto: a cada dois anos, promove a edição e distribuição gratuita de mil exemplares do Bianuário para escolas, bibliotecas e a comunidade em geral. Essas publicações são fundamentais para a valorização, difusão da identidade literária regional e democratização do acesso ao livro e ao escritor.
Custeio das ações
Atualmente, as ações da Academia são custeadas pelos próprios acadêmicos — por meio de mensalidades — ou por editais governamentais de salvaguarda cultural. Entre os demais pilares de atuação da ALPM, destacam-se: eventos culturais, como saraus, concursos literários, debates e festivais; projetos educacionais, com visitas a escolas para a formação de novos leitores e incentivo à escrita entre crianças, jovens e adultos; fomento local, com apoio a clubes de leitura e iniciativas de artistas locais, gerando uma circulação anual de centenas de pessoas na sede.
Certificação importante
Certificada como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC) desde 2024, a ALPM busca agora expandir parcerias com os setores público e privado. Empresas interessadas em agregar valor à sua marca por meio do incentivo à educação e à cultura podem colaborar com a instituição. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail alparademinas@gmail.com ou pelo Instagram: @alpm.oficial. Visitas podem ser agendadas pelos contatos já citados para conhecer a sede da ALPM no Centro Literário Pedro Nestor.
Foto: Reprodução Academia de Letras de Pará de Minas (ALPM)