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Golpes contra clientes de bancos cresceram 165% neste ano

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A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou levantamento que reforça a necessidade da população redobrar os cuidados para não cair em golpes, seja por ligação telefônica, presencialmente ou pela internet. Os dados de um estudo da entidade mostram que os golpes contra clientes de bancos cresceram 165% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. 

Entre as diferentes modalidades de golpes, destaque para o do falso funcionário, que teve crescimento de 62%. Nele, o criminoso liga para a vítima e se faz passar por funcionário de uma instituição com a qual a pessoa tem relação. O golpista informa a vítima sobre supostos problemas de segurança, como a conta invadida ou clonada, para conseguir dados pessoais e financeiros.

Durante a ligação, o criminoso pede que a vítima digite a senha do cartão. Com essas informações, ele pode fazer retiradas das contas. 
Outro tipo que chamou atenção foi o do falso motoboy. Nele, o golpista liga para a vítima passando-se por funcionário do banco e diz que o cartão foi fraudado, pede a senha e instrui a pessoa a cortar o cartão.

No entanto, o chip fica preservado. 
Um suposto funcionário do banco vai à residência da pessoa sob o pretexto de retirar o cartão para que um novo seja emitido. Com a senha e o chip, os golpistas podem sacar dinheiro e fazer transações em nome da vítima.

A Febraban afirma que os bancos investem R$ 2,5 bilhões por ano em segurança digital. Porém, nos casos em que as vítimas fazem os depósitos ou entregam informações para os criminosos, o entendimento dos bancos é que a fraude não envolveu o sistema, por isso, não há chance de ressarcimento.

Foto Ilustrativa: Pexels/pixabay.com






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