Minas Gerais está oficialmente no período chuvoso, época mais propícia à proliferação das arboviroses. Por causa disso, as ações preventivas devem ser intensificadas.
Em Pará de Minas a Vigilância em Saúde Ambiental está retomando hoje o trabalho de mutirão de limpeza, uma força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti em Pará e Minas.
A ideia é eliminar todos os materiais que acumulam água, combatendo os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya neste início de período sazonal.
O coordenador da Vigilância, Douglas Duarte, dá detalhes da força-tarefa que inclusive já está em andamento:
Reforçando que as equipes do mutirão de limpeza seguem trabalhando hoje nos bairros Dom Bosco, Patafufo, Jardim Beatriz e Nossa Senhora Auxiliadora até às 13h.
O cronograma da vigilância também prevê a realização dos mutirões no dia 22 de novembro, no bairro Providência; 29 de novembro na Vila Ferreira; e no dia 6 de dezembro nos bairros Serra Verde, Jardim das Piteiras, Piteiras II e Chácaras Dom Bosco.
Para saber mais informações sobre a força-tarefa contra a dengue, ou solicitar a coleta de algum material inservível que esteja no seu quintal, basta entrar em contato pelo telefone 37/ 3231 7722.
Nesta temporada o Governo de Minas vai investir R$180 milhões para fortalecer as ações de combate ao mosquito em todos os municípios. O trabalho inclui aquisições de fumacê e drones capazes de aplicar larvicidas, além da realização de campanhas de conscientização e capacitação das equipes de zoonoses.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas