Mesmo sem data para reinício das aulas presenciais, as escolas da rede estadual de ensino já estão distribuindo uma cartilha reforçando a necessidade da prevenção ao coronavírus.
A iniciativa animou os pais que não veem a hora do retorno dos filhos às salas de aula. A cartilha divide responsabilidades com as famílias, começando pelo monitoramento das crianças.
Caberá a elas comunicar imediatamente à escola o não comparecimento do estudante em caso do surgimento de algum sintoma. Os materiais escolares também precisarão ser devidamente higienizados.
Quanto aos alunos da educação especial, o retorno das atividades vai depender de uma análise conjunta entre os pais, profissionais de saúde e de educação, considerando fatores biológicos e condições psicológicas e emocionais.
Ainda caberá aos pais conscientizar os filhos de que deverão respeitar o distanciamento nas escolas, não tocando nos colegas e não compartilhando objetos de uso individual. Todos os alunos terão de usar máscaras permanentemente.
As escolas também serão obrigadas a tomar uma série de medidas para proteger os alunos e seus profissionais. A autorização para o retorno das atividades presenciais deve ser anunciada em breve e vai assegurar também o funcionamento da rede municipal.
Foto Ilustrativa: Prefeitura de Pará de Minas