Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Calendário da saúde ganha mais uma data importante: é o Setembro em Flor

Highslide JS

Além da saúde mental, abordada através do Setembro Amarelo, o mês também é dedicado a outro tema importante e relacionado à saúde das mulheres. É o Setembro em Flor.

Ainda pouco conhecida pela população brasileira na comparação com campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, o Setembro em Flor foi criado para conscientizar a sociedade, especialmente as mulheres, sobre os cânceres que acometem o aparelho reprodutor feminino. A mobilização é promovida pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) e suas ações são replicadas nas unidades de saúde e clínicas oncológicas. 

Dos tipos de cânceres ginecológicos, o do colo de útero é o que mais acomete mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para este ano são esperados mais de 16 mil novos casos. E existem ainda os cânceres de ovário, vaginal, de vulva e do endométrio.

Segundo a oncologista Patrícia Azevedo Diniz, da clínica Dom Oncologia de Pará de Minas, um dos principais desafios da campanha é estimular as mulheres para os exames preventivos, como o Papanicolau. Ela destaca os obstáculos que devem ser enfrentados e chama atenção para a importância do papel dos parceiros nessa luta contra a doença.

Dra. Patrícia Diniz também reforça a necessidade da vacinação contra o HPV, imunizante que está disponível gratuitamente na rede do SUS. 

A campanha Setembro em Flor ocorre apenas no nono mês do ano, mas a preocupação com a saúde do aparelho reprodutor feminino deve ser constante. Dúvidas sobre algum assunto relacionado aos tipos de cânceres ginecológicos podem ser esclarecidas na Dom Oncologia. A clínica funciona na avenida Presidente Vargas, nº 1.185, ao lado da Axial.

Foto: Reprodução






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis