Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Com foco nas mulheres, redação do Enem agradou embora muitos tenham considerado o tema difícil

Highslide JS

"Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Foi este o tema da redação do Enem, que pegou de surpresa milhares e milhares de candidatos que participaram ontem do primeiro dia de provas. Considerado difícil para muitos, o tema agradou em cheio as candidatas que saíram em defesa da valorização das mulheres, tanto no âmbito familiar como profissional.

Professores também agradaram do tema, especialmente aqueles que se dedicam aos cursinhos preparatórios para o Enem. Na avaliação deles o assunto forçou reflexões sobre a mulher que cuida dos filhos e dos pais e não é valorizada. A redação também levou os jovens a refletir sobre a carga de trabalho dentro e fora de casa que, no geral, não é reconhecida pela sociedade, sendo vista como uma jornada normal.

A prova de ontem também trouxe o ineditismo das páginas coloridas, além de temas que trataram de questões relevantes para o eixo de ciências humanas e de linguagens. O racismo também foi abordado, pelo contexto do cântico da torcida do Fluminense direcionada ao Flamengo, que falava de ‘mulambo imundo’.

De um modo geral, os professores consideraram a prova do primeiro dia com nível de dificuldade equilibrado. 
Boa parte dos candidatos aqui em Pará de Minas também deixou os locais das provas com esta sensação, no entanto, a maioria admitiu esgotamento mental ao término das provas. Foram 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e a redação.

O Jornal da Manhã visitou as escolas onde as provas foram aplicadas e conversou com vários jovens. Franklin de Oliveira Silva, que pretende cursar Administração, disse que as questões exigiram muito raciocínio:

Por sua vez, Isabel Amaral Bandeira, futura arquiteta, já esperava pelo tema da redação:

Gabrielle Lemos Siqueira, que pretende cursar Odontologia, considerou as provas cansativas:

O futuro engenheiro Luca de Melo Souza não escondeu o cansaço mental:

Para Yasmin Oliveira Barbosa, que pretende cursar Direito, o tema da redação foi espetacular:

O tema da redação repercutiu até na ONU, provocando uma manifestação da gerente de projetos da entidade, Virgínia Gontijo. Ela disse que a escolha foi uma conquista enorme pela mulher no Brasil, alcançando jovens e colocando o debate mais no âmbito público para que a sociedade se empodere mais.

Mas nem tudo foi bem no Enem. A Polícia Federal já abriu investigações para apurar como foi que as fotos da prova completa começaram a circular em grupos de WhatsApp antes do fim da aplicação do Enem. As imagens eram idênticas ao caderno oficial.

Professores que todo ano acompanham o Enem afirmam que é a primeira vez que fotos de uma prova completa circulam antes do momento em que os candidatos podem sair com o caderno de questões.

O Inep contesta, afirmando que as imagens passaram a circular depois do início da aplicação, o que, a princípio, não configuraria danos à lisura do exame. A segunda fase do Enem continuará no próximo domingo (12), com 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Fotos: Myrtes Pereira - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis